Pesquise aqui, por todo site...

Acessibilidade

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na Web significa permitir o acesso à Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade na Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

O sítio eletrônico da Advocacia-Geral do Estado – AGE/MG possui dispositivos que visam permitir o adequado usufruto das funcionalidades e acesso aos conteúdos disponibilizados, conforme regulamentado na Resolução Seplag nº 29, de 05 de julho de 2016, bem como outros padrões de boas práticas de desenvolvimento Web (Web Standards, W3C).

Abaixo listamos os dispositivos de acessibilidade que integram o sítio eletrônico da AGE/MG.

Facilitadores de Visualização

Contraste: altera a combinação de cores do texto, fundo da tela, efeitos de sombra e luz, aumentando o contraste do website. A ativação do contraste é para todo o sítio e a preferência de utilização do usuário é salva através do uso de cookies. Para ativar/desativar o “Contraste”, selecione a opção Contraste no topo do site, ou utilize a janela de “Opções de Acessibilidade”, através do comando Ctrl + Alt, e digite a opção 1.

Navegação pelo teclado: altera a combinação de cores e o comportamento de alguns menus, para melhor identificação do elemento que está com o foco de navegação, obtido através da tecla Tab. Para ativar/desativar a “Navegação pelo Teclado” utilize a janela de “Opções de Acessibilidade”, através do comando Ctrl + Alt, e digite a opção 0.

Opções de Acessibilidade

Objetivando uma melhor experiência de uso do sítio eletrônico da AGE/MG por usuários que necessitem de outras opções além do mouse, existe a janela “Opções de Acessibilidade”. Nesta janela estão os atalhos para as principais páginas do sítio, bem como os atalhos para funções auxiliares de navegabilidade.

Para abrir a janela de “Opções de Acessibilidade”, utilize do teclado com a combinação das telas de comando Ctrl + Alt. Para sair desta janela, pressione a tecla Esc, ou selecione um das outras opções existentes:

TeclaAção
0Ativa ou desativa a otimização de navegação do sítio eletrônico através teclado. Quando ativada esta função, será exibido um destaque na cor amarela sobre o elemento no qual estiver o foco de entrada da navegação sequencial do teclado, obtido através da tecla Tab.
1Ativa ou desativa os efeitos de contraste.
2Vai para a primeira página do sítio (home page).
3Vai para a página de Acessibilidade do sítio (página atual).
4Direciona a navegação para o rodapé, onde estão todas as opções de acesso (links) do sítio .
5Vai para a página Fale Conosco, que possui um canal de atendimento ao cidadão.
6Direciona a navegação para o topo (cabeçalho) do sítio.
7Abre a ferramenta de pesquisa do sítio.
8Abre uma listagem contendo todas as opções de navegação (links) do menu principal. Podendo-se utilizar de filtros para encontrar a opção desejada.
EscFecha a janela de acessibilidade.
Opções auxiliares de acessibilidade do sítio
Alternativa de Navegação do Menu Principal

O menu principal está disponível também na forma de lista, como opção de acessibilidade em “Navegar pelo Menu Principal”, disponível na janela de “Opções de Acessibilidade”, através do comando Ctrl + Alt, e digite a opção 8.

Alternativas de Navegação do Sítio

Não sendo possível a navegação utilizando o mouse, o acesso por meio da tecla Tab permite ao usuário a informação, conforme indicado abaixo:

SequênciaPosicionamento
1Contraste
2Acessibilidade
3Mapa do Site
4Fale Conosco
5Dúvidas Frequentes
6Sistemas Corporativos
7Espaço do Servidor
8Logotipo AGE-MG (atalho para home page)
9Menu Principal: A AGE
10Menu Principal: Serviços
11Menu Principal: Legislação
12Menu Principal: Publicações
13Menu Principal: Transparência
14Menu Principal: Cidadão
15Opção de Pesquisa do Site
16Conteúdos…
Sequência de navegação das opções do sítio pelo teclado
Leitores de Tela

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também poder ser usado como um conforto a mais para o usuário.

Os portadores de necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente o programa lê para a pessoa o que está sendo exibido na tela.

O sítio eletrônico da AGE/MG possui o detalhamento necessário na codificação de suas páginas, de forma que estes leitores de tela possam realizar uma eficaz interpretação de todo o conteúdo exposto.

Opções de Acessibilidade

Digite o número referente à função de sua escolha

  • 0Ativar navegação por teclado
  • 1Ativar 'Contraste'
  • 2Ir para 'Página Inicial'
  • 3Ir para 'Acessibilidade'
  • 4Ir para 'Mapa do Site'
  • 5Ir para 'Fale Conosco'
  • 6Ir para o topo do Site
  • 7Abrir 'Pesquisa do Site'
  • 8Navegar pelo Menu Principal
  • ESCFechar esta janela